Páginas

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Livros Heróis

Bom, por esse ser o meu primeiro post, ele é super especial. Então, não existe momento melhor do que esse pra falar de 2 livros que me ajudaram bastante e que são especiais pra mim.
São livros que nos ajudam a reconhecer certos valores da vida, e que de alguma forma nos ensinam bastante coisa.
Vamos lá! :)


  • O medo e a ternura, do Pedro Bandeira.
Basicamente, conta a história de Esmeralda, uma jovem de 15 anos super empolgada com seu primeiro emprego, que acaba sendo confundida com a filha de um milionário e sequestrada em seu lugar. Levada para uma igreja abandonada , Esmeralda aguarda o terror que a espera ao ser vigiada pelo homem a quem a chamam de Bicho Preto,com sua forma desgrenhada e ameaçadora. Mas, com o tempo Esmeralda descobre que o aterrorizante "Bicho Preto" não é quem realmente ela pensava. 
É incrível como o livro nos surpreende. Quando eu o lí pela primeira vez, tinha apenas 11 anos, e me ensinou que as aparências enganam e que no fundo as pessoas se gostam pelo o que realmente elas são, pois o 'Bicho Preto' se mostrou ser o personagem mais doce e incrível da história toda.


  • O Meu pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos.
Livro de leitura fácil, envolvente até pra quem não é muito fã de ler. As vezes penso que as pessoas deveriam ser obrigadas a ler esse livro de tão bom que ele é, rs.
Conta a história de Zezé, que é de uma família muito pobre e trabalhadora, como muitas famílias do Brasil. O garoto é super inteligente, sensível, criativo e danado, apronta todas. Ele tem um amigo- confidente, que é seu pé de laranja lima, o Xururuca e também o Luciano, o morcego. Ele tem um irmãozinho, o Luís, que ele cuida muito. São muitos irmãos e o mais velho cuida do mais novo, Zezé é cuidado pela Godóia, que é muito protetora. Jandira e Totoca às vezes judiam dele. Sem querer, Zezé acaba fazendo amizade com o Portuga, que tem um papel muito importante na vida de Zezé. Dona Cecília Paim é a professora, Zezé é o menorzinho da turma. O menino sofre as injustiças do mundo adulto, aprende cedo demais o que é a dor e a tristeza. A infância deveria ser a fase mais feliz, mas nem sempre é assim. Os pais que descuidam do fundamental, do amor e da companhia, porque estão preocupados demais com a sobrevivência da família. Zezé usa o mundo da imaginação para escapar da realidade da vida até o dia em que descobre que não pode mais fugir disso.
O que eu mais gostei desse livro é que a leitura é muito realista, nos mostra com detalhes a vida de uma criança que é pobre. Clichê não combina com esse livro e eu tenho certeza que quando você terminar de ler, vai chorar igual um bebezinho, igual a mim. É impossível não chorar com essa obra maravilhosa.

Bom pessoal, por hoje é só. Foi só um "esquenta" pros novos post's que estão por vir. 
Espero que tenham gostado. 
E você tem aquele  carinho especial por um certo livro? se tiver, comente nesse post que livro é esse e não se esqueça de contar o motivo dele ser tão especial pra ti. 
Beijos, Au Revoir.







Nenhum comentário:

Postar um comentário